Os dados do Portal do SISDIA estão hospedados no ArcGIS Server, e disponíveis para consumo via API REST.

Conforme documentação da ESRI, para usar a API REST do ArcGIS com sucesso, você deve entender como construir uma URL e interpretar a resposta. Todos os recursos e operações expostos pela parte ArcGIS Services da API REST são acessíveis através de uma hierarquia de terminais para cada serviço GIS publicado com ArcGIS Server .

Determine o endpoint conhecido

Ao usar a API REST, você deve conhecer o terminal conhecido, que representa um catálogo do servidor.

Para o SISDIA, o terminal será https://sisdia.df.gov.br/server/rest/services/

Para ArcGIS Server, o endpoint padrão é o seguinte:

https: // <host> / <site> / rest / services / <folder> / <serviceName> / <serviceType>

Onde:

  • https: // <host> é o nome do host do ArcGIS Server.
  • / <site> é o nome do site. O valor padrão é “/ arcgis /” . O ArcGIS Server aceita um nome de site especificado em uma URL como minúsculas ( arcgis ) ou camel case ( ArcGIS ). Recomenda-se usar um nome de site totalmente em minúsculas.
  • rest / services indica o terminal de serviços REST. Você verá uma lista de todos os serviços no diretório raiz junto com todas as pastas. Esta parte do URL diferencia maiúsculas de minúsculas e deve ser especificada em letras minúsculas.
  • / <pasta> lista todos os serviços incluídos nesta pasta. Os nomes das pastas diferenciam maiúsculas de minúsculas e devem ser especificados no caso em que foram criados.
  • / <serviceName> / <serviceType> representa o nome do serviço e seu tipo (por exemplo, PopulationDensity / MapServer). O nome do serviço diferencia maiúsculas de minúsculas e deve ser especificado no caso em que foi criado. O tipo de serviço deve sempre ser especificado em um formato de maiúsculas e minúsculas, conforme definido para cada serviço na referência da API REST (por exemplo, MapServer, GeocodeServer e GPServer).

Para mais detalhes, acesse: https://developers.arcgis.com/rest/services-reference/get-started-with-the-services-directory.htm