Estamos aqui por você.

Como podemos ajudá-lo?

Perguntas e
Respostas
Frequentes

Preparamos este guia para tirar
suas dúvidas de forma fácil e
rápida. Caso a dúvida permaneça,
mais abaixo temos novas formas
de contato para tirá-las.

O que é o SISDIA?

O Sistema Distrital de Informações Ambientais – SISDIA, foi instituído pela Lei distrital no 6.269 de 29 de janeiro de 2019 – a Lei da Sustentabilidade, que instituiu o Zoneamento Ecológico-Econômico do Distrito Federal.

O Portal do Sistema Distrital de Informações Ambientais é o ponto central para a busca e o acesso aos dados ambientais no Distrito Federal. Contudo, cada órgão do Governo do Distrito Federal e a Universidade de Brasília (que também compartilha dados com o SISDIA) são responsáveis pela catalogação do dado compartilhado no SISDIA. A atualização do SISDIA é contínua e automatizada. 

O que são Dados Abertos do SISDIA?

Dados abertos* são dados que podem ser livremente acessados, utilizados, modificados e compartilhados por qualquer pessoa, estando sujeitos, no máximo, a exigências que visem preservar sua proveniência e abertura (por exemplo, citação da fonte ou divulgação com a mesma licença). 

* definição da Open Knowledge Foundation

Como eu utilizo os dados geoespaciais do SISDIA?

Os dados geoespaciais podem ser utilizados por meio do navegador webgis (link web), por conexão dos serviços feature service para conexões diretas em programas desktop como o QGIS e ArcGIS.

Como posso fazer o download dos dados?

Os dados, disponíveis nos formatos shp, csv, kml e json, podem ser acessados para download no link: https://sisdia.df.gov.br/home/dados-e-informacoes/#repositorio

Quem coordena e responde pelo SISDIA?

A coordenação do SISDIA é de responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal – SEMA-DF.

Como posso catalogar dados do meu órgão?

Acesse a Cartilha Técnica para Publicação de Dados Abertos no SISDIA. Para saber mais sobre esse processo, entre em contato com a Subsecretaria de Gestão Ambiental Territorial (SUGAT) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente pelo e-mail sugat.semadf@gmail.com

O que são metadados?

Metadados podem ser descritos como dados sobre dados, ou seja, a “etiqueta” do dado espacial e são essenciais na organização e classificação de conjuntos de dados em um banco de dados. Todo conjunto de dados estruturado faz uso de metadados para descrever a forma e os tipos de dados nele contidos.

O que é um Catálogo de metadados?

Um catálogo de metadados reúne um conjunto de metadados. No Portal do SISDIA os metadados estão disponíveis para cada camada. O SISDIA reúne dados publicados por diversas instituições e, assim, a manutenção desses dados e seus respectivos metadados são de responsabilidade de cada instituição provedora.

Como os dados geoespaciais do SISDIA estão organizados?

Os dados catalogados no portal de dados geoespaciais do SISDIA estão organizados utilizando-se estruturas híbridas de softwares proprietários e livres. 

Os dados estão organizados baseados em conjuntos segundo um modelo conceitual desenvolvido pela SEMA. Estão agrupados em 3 temas: ambiental, territorial e socioeconômico. Esse agrupamento de dados se originou em uma pesquisa em mais de 20 órgãos do Governo do Distrito Federal e segue, de forma geral, a padronização de nomenclaturas e agrupamento de informações da Infraestrutura Nacional de Dados Geoespaciais.

O portal disponibiliza algum dado pessoal ou sigiloso?

Não, resguardamos a lei da transparência. Os dados que eventualmente estiverem sujeitos a restrições de sigilo (art. 25) ou de privacidade (art. 31), conforme definidos na Lei de Acesso à Informação, precisam ser previamente classificados pelos seus responsáveis como tais, a partir de sua origem (art. 27) e por definição não são dados abertos. Assim, eles não passam pelo processo de abertura e não devem ser disponibilizados irrestritamente. Caso você identifique algum dado que não possa ser disponibilizado no SISDIA entre em contato sugat.semadf@gmail.com.

Quem é responsável pelos dados catalogados no portal?

As instituições que os produzem, publicam e atualizam e que compõem o conjunto de órgãos que compartilham dados com o SISDIA. 

Além de alguns dados gerados por estudos da SEMA-DF, a maioria dos dados geoespaciais disponíveis no portal do SISDIA são de responsabilidade das organizações públicas que os publicam. Por isso, cada uma dessas organizações é responsável e responde pelos seus próprios dados.

O portal hospeda dados?

Sim, aqueles dados geoespaciais ligados as atividades governamentais e de domínio público. Mas cabe a cada órgão ou entidade providenciar a própria hospedagem dos dados que publica na web. Assim, existem duas formas de armazenamento no SISDIA, em duas situações:

1) quando a instituição originária já publica o dado em padrões interoperáveis e são passíveis de consumo direto por meio de geoserviços externos.
2) quando o provedor do dado não disponibiliza por meio de geoserviços externos. Desta forma, a SEMA faz a carga prévia dos dados, aplica uma operação de ETL (extract, transform and load) em conformidade com o modelo de dados do SISDIA, e depois sobe o geoserviço nos padrões do modelo de dados. Esta segunda condição atende também dados oriundos de estudos técnicos, laudos, análises, processos, etc, que possam ser de interesse público.

Os dados que procuro não estão no portal do SISIDA. O que posso fazer?
Se o dado é de competência do Poder Executivo Distrital e for um dado ambiental, entre em contato com a SEMA-DF (pelo próprio Portal você pode enviar uma mensagem para ouvidoria da SEMA-DF). Caso o dado não seja necessariamente um dado ambiental recomendamos entrar em contato com os órgãos parceiros do SISDIA (link dos órgãos parceiros). Ainda assim, caso a situação não seja resolvida, é possível realizar uma solicitação com base na Lei de Acesso à Informação (LAI) ou encaminhar uma manifestação de ouvidoria do órgão de interesse e responsável pelo dado em questão.
É possível visualizar as informações do SISDIA no Google Earth?

Sim, é possível visualizar as informações do SISDIA no Google Earth. Primeiro é necessário ter o Google Earth instalado no seu computador. Em seguida, basta fazer o download no formato “kml” em uma pasta local e dar dois cliques no arquivo para que ele seja aberto no Google Earth.

Eu consigo imprimir mapas no portal de dados geoespaciais do SISDIA?

Sim, basta carregar todas as camadas de dados de seu interesse e, em seguida, clicar no ícone da impressora na barra de ferramentas, na parte inferior do navegador.

Dúvidas sobre como utilizar a API para consumo de dados do SISDIA

Os dados do Portal do SISDIA estão hospedados no ArcGIS Server, e disponíveis para consumo via API REST.

Conforme documentação da ESRI, para usar a API REST do ArcGIS com sucesso, você deve entender como construir uma URL e interpretar a resposta. Todos os recursos e operações expostos pela parte ArcGIS Services da API REST são acessíveis através de uma hierarquia de terminais para cada serviço GIS publicado com ArcGIS Server .

Determine o endpoint conhecido

Ao usar a API REST, você deve conhecer o terminal conhecido, que representa um catálogo do servidor .

Para o SISDIA, o terminal será https://sisdia.df.gov.br/server/rest/services/

Para ArcGIS Server , o endpoint padrão é o seguinte:

https: // <host> / <site> / rest / services / <folder> / <serviceName> / <serviceType>

Onde:

  • https: // <host> é o nome do host do ArcGIS Server .
  • / <site> é o nome do site. O valor padrão é “/ arcgis /” . O ArcGIS Server aceita um nome de site especificado em uma URL como minúsculas ( arcgis ) ou camel case ( ArcGIS ). Recomenda-se usar um nome de site totalmente em minúsculas.
  • rest / services indica o terminal de serviços REST. Você verá uma lista de todos os serviços no diretório raiz junto com todas as pastas. Esta parte do URL diferencia maiúsculas de minúsculas e deve ser especificada em letras minúsculas.
  • / <pasta> lista todos os serviços incluídos nesta pasta. Os nomes das pastas diferenciam maiúsculas de minúsculas e devem ser especificados no caso em que foram criados.
  • / <serviceName> / <serviceType> representa o nome do serviço e seu tipo (por exemplo, PopulationDensity / MapServer). O nome do serviço diferencia maiúsculas de minúsculas e deve ser especificado no caso em que foi criado. O tipo de serviço deve sempre ser especificado em um formato de maiúsculas e minúsculas, conforme definido para cada serviço na referência da API REST (por exemplo, MapServer, GeocodeServer e GPServer).

Não conseguiu tirar suas dúvidas?

Outras formas de comunicar conosco.

Formulário

Envie-nos uma mensagem através do formulário de contato.

Telefone

+55 (61) 21415800

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Secretaria de Meio Ambiente